quarta-feira, 20 de abril de 2011

Super Mario Bros 2 não era um jogo do Mario no japão


O Super Mario Bros original foi um estrondoso sucesso em todo o mundo, atraindo milhões de jogadores para a Nintendo. A sequência japonesa do jogo, foi lançada apenas para o Famicom Disk System, e ofereceu quase exatamente o mesmo jogo, apenas com uma nova série de fases incrivelmente difíceis.

Talvez temendo que o jogo pudesse ser muito frustrante para o resto do mundo, a Nintendo resouveu criar uma versão totalmente diferente de Super Mario Bros 2 para os outros países.

Aí que entra na história outro título da Nintendo, Doki Doki Panic, que foi originalmente criado com a ajuda da Fuji Television, que é estrelado por uma família de árabes que foram os mascotes do evento "Dream Factory", que a Fuji realizou em 1987.

Como o jogo foi desenvolvido com o auxílio de algumas das mesmas pessoas por trás do Super Mario Bros original, incluindo o designer Shigeru Miyamoto e o compositor Koji Kondo, a Nintendo decidiu repaginar Doki Doki Panic trocando os personagens pelos da Nintendo. A criança vestida de turbante foi substituída pelo Mario, a mãe virou Luigi, a irmã se transformou na princesa Toadstool / Peach, e o pai (bem parecido com o Mario) sobrou para o Toad.

Diferente dos personagens principais, os inimigos não foram alterados, o que explica porque de Bowser e sua tropa normal de Goombas não estarem presentes. Mesmo o final revelando que Super Mario Bros 2 foi apenas um sonho de Mario, certos inimigos como o Shyguys e Bo-ombs foram introduzidos nos futuros jogos da série, e o jogo é oficialmente considerado uma parte canônica da história de Mario.

Vários detalhes de Doki Doki Panic foram alterados para tornar o jogo um pouco mais próximo do Super Mario Bros original. Os cogumelos eram originalmente corações, os blocos de cogumelo empilháveis eram máscaras, e os cascos de tartaruga eram cabeças bizarras. Além disso, muitos dos efeitos sonoros foram alterados, e a capacidade de correr segurando o botão B foi acrescentada.

 O Super Mario Bros 2 americano foi lançado no Japão em 1992 sob o nome de Super Mario USA, quatro anos após seu lançamento no ocidental. O Super Mario Bros 2 original só veio para o ocidente quando foi adicionado ao Super Mario All-Stars do Super Nintendo, com o nome de Super Mario Bros: The Lost Levels.

Comparação

Nenhum comentário:

Postar um comentário